Precificar serviços: Entenda como manter um preço competitivo e garantir bons lucros para seu negócio

Uma empresa que sabe precificar bem seus serviços garante o pagamento de todas as despesas e ainda obtém bons lucros. Parece simples, mas os preços devem, além de compensar gastos, ser competitivos perante a concorrência.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes para te ajudar a elaborar de forma mais assertiva a sua tabela de preços de serviços. Siga a leitura!

Neste artigo você vai ler sobre:
Características que influenciam na precificação de serviços
Dicas essenciais para a definição de preços

Características que influenciam na precificação de serviços

O ponto mais importante a considerar com relação aos preços dos serviços está relacionado à saúde financeira da empresa. Para crescer, ela deve estar baseada no cumprimento de suas necessidades básicas, como manter a frequência das vendas, o bom atendimento, a aquisição de novos clientes e a manutenção dos antigos, o faturamento adequado ao cumprimento das obrigações mensais, etc.

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Antes de conferir as dicas de como fazer uma precificação correta de seus serviços, você deve entender as características que influenciam esses valores. Veja:

Perecibilidade

Ao comprar uma bolsa, caso ela estrague em pouco tempo, um cliente pode devolvê-la para a loja ou trocar por outra. No caso dos serviços, se o consumidor não gostar do que recebeu, dificilmente vai querer que ele seja refeito. O que pode acontecer, é o consumidor querer a devolução do dinheiro e a empresa ter prejuízos.

Portanto, é importante investir em bons processos e atendimento no pré e pós-venda, em todos os casos, para garantir a satisfação e evitar cancelamento por parte do contratante.

Intangibilidade

Por não serem algo palpável, o desafio da precificação de serviços está em entender algumas características. Veja:

  • Qualidade e agilidade do atendimento;
  • Experiência do usuário;
  • Resultados obtidos pelo cliente;
  • Satisfação geral do contratante.

Variabilidade

O mesmo serviço pode ser prestado de diferentes formas para várias pessoas. Por exemplo, uma empresa de ar-condicionado pode limpar diversos tipos de aparelhos. Sendo assim, para que os valores sejam certeiros, deve-se investir em treinamento para padronizar os serviços prestados. 

É importante tirar uma média de um serviço de pequeno porte e de um grande para definir os preços que serão oferecidos, que podem ser calculados também, proporcionalmente ao tempo para execução do serviço.

Simultaneidade

A prestação de serviço não é separada do consumo, como exemplo nas viagens de avião. A pessoa a consome no momento em que ela está sendo produzida. Sendo assim, considere as características vistas até aqui no momento da precificação.

Dicas essenciais para a definição de preços

A definição de preços depende, entre outras questões, de um bom planejamento. Confira as dicas que trouxemos que você pode adequar na sua empresa.

Realize uma pesquisa de valores

Antes de chegar a um preço final, é importante analisar os da concorrência para ter uma base. Apesar de cada negócio ter suas próprias características como custos, diferenciais e infraestrutura, isso será um termômetro de como está o mercado.

Entenda os custos dos serviços

Para o caixa da empresa ficar sempre no positivo, é necessário entender quanto é gasto com os serviços. Nenhuma despesa deve ficar de fora para que o lucro seja calculado de forma correta:

  • Variáveis: deslocamento, tempo de execução, tamanho do projeto, fretes, etc;
  • Fixas: despesas com folha de pagamento, energia, água, telefone e aluguel;
  • Trabalho: remuneração com mão de obra terceirizada, comissões, etc;

Materiais: tudo que foi usado no serviço. Por exemplo, no caso de higienização de carpetes: detergente, água, esponja e panos.

Insira sua margem de lucro

Assim que somar todos os custos, adicione uma porcentagem ao valor final. Parte da margem de lucro pode ser usada para futuros investimentos na empresa como:

  • Reserva de emergência;
  • Expandir o estoque;
  • Investir no treinamento ou aumentar a equipe;
  • Melhorar a estrutura da empresa como adquirir novos equipamentos.

Essa reserva de capital funciona como um fundo que a empresa cria, mas que não tem relação com o serviço executado e que serve apenas para fins de necessidades ou investimentos eventuais e de emergência.

Opte por um modelo de precificação

Para saber qual método é o melhor para seu negócio, analise as suas características e preferências do cliente e veja qual dos 3 melhor se enquadra:

  • Fixo: Existe apenas 1 precificação para os serviços, o que é maravilhoso para o cliente. Porém, o prestador deve fazer um cálculo minucioso dos gastos para não sair no prejuízo;
  • Variável: Varia de acordo com os resultados obtidos por cada cliente. Como no serviço de mecânica, por exemplo, que depende da complexidade;

Hora: Baseado no valor por hora trabalhada, garantindo um resultado exato do tempo gasto, como no caso de algumas consultorias.

Analise seus diferenciais

Se sua empresa tiver um diferencial, o cliente não terá a menor dúvida em pagar mais por isso. Algumas particularidades que agregam valor aos serviços são:

  • Qualidade dos materiais usados;
  • Atendimento diferenciado como entender de cara a necessidade do cliente e ter um bom pós-venda;
  • Experiência no segmento, deixe claro o número de clientes atendidos e satisfeitos;
  • Padronização dos serviços.

Negocie o que for possível

Sempre levando em conta os limites de margem de lucro e custos, ofereça métodos que facilitem a compra do consumidor como:

  • Descontos;
  • Diversidade de bandeiras de cartões;
  • Parcelamentos;
  • Cobrir os preços da concorrência.

Entenda seu regime de tributação

O seu regime afeta diretamente na precificação dos serviços. Os tributos são custos para a empresa, sendo assim, deve-se considerar o quanto o negócio paga de impostos. No Brasil há 3 modelos: Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Real. 

Para ter certeza do quanto de porcentagem será paga para o Governo, conte com a ajuda de um bom contador, que pode, entre outras necessidades, avaliar qual o modelo de tributação mais indicado e menos oneroso para o seu tipo de negócio, isso ajudará reduzir custos e manter a empresa em dia com o fisco.

Na Itamarati Contábil você conta com especialistas no assunto que te ajudarão no seu planejamento tributário. Dessa forma, você terá mais sucesso na precificação dos serviços.