Certamente, sabemos que o principal objetivo de qualquer empresa é ser competitiva em seu mercado de atuação. Mas para que isso seja possível, é necessário otimizar os recursos internos a fim de qualificar suas atividades.
Um processo de gestão fiscal efetiva oferece vantagens e benefícios que possibilitam uma administração ainda melhor dos recursos financeiros de uma empresa, além de evitar problemas com o Fisco ou demais órgãos competentes, e assim ela consegue melhores resultados e competitividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira esse artigo e saiba como aplicar um bom modelo de gestão em sua empresa.
A importância da gestão fiscal nas empresas
Podemos definir a gestão fiscal como todos os processos que envolvem os tributos de uma determinada empresa. Assim, podemos dizer que ela tem a ver com o controle e o respectivo acompanhamento de atividades relacionadas aos aspectos tributários.
Sempre de acordo com a legislação, é possível obter benefícios para a empresa em questão, que pode impactar na lucratividade, equilibrar receitas e despesas, e consequentemente, garantir a saúde do negócio.
De olho na gestão fiscal da empresa
Confira abaixo como você pode elevar o nível da sua empresa através de uma boa estratégia.
1. Planejamento fiscal em boas mãos
Caso você não saiba, uma gestão fiscal ineficiente é um dos principais motivos pelos quais as empresas entram em falência em nosso país.
O ponto mais importante é entender a necessidade de colocar o planejamento fiscal nas mãos de um especialista da área, alguém que possa entender qual o melhor caminho para chegar aos objetivos almejados pela empresa e com isso definir o melhor modelo de tributação dentro da área de atuação.
Calcular corretamente o preço de venda do seu produto ou serviço é essencial. Esse valor deve cobrir os custos de produção, todos os impostos e ainda garantir a porcentagem de lucro que você deseja. Um planejamento fiscal eficiente fará toda a diferença no seu negócio.
Além disso, um bom plano também garante que a empresa estará segura quanto à penalizações e multas, evitando desperdícios de verbas e da reputação perante o mercado.
Leia também: Gestão empresarial preventiva e saiba como evitar autuações fiscais
2. Maior lucratividade e eficiência para a empresa
É investindo que se ganha, por isso a gestão fiscal trabalha também para garantir o recolhimento correto de impostos, além de recuperação de crédito e eventuais isenções disponibilizadas pelo governo.
Estar com as obrigações fiscais em dia também garantirá a competitividade da empresa, pois permitirá que ela consiga aproveitar essas vantagens que somente quem está em dia com o fisco pode obter.
Quanto maior o controle, melhor será a eficiência na identificação de possíveis falhas que podem comprometer a sua operação a médio ou longo prazo, e em uma empresa é preciso ter essa previsibilidade.
3. Melhores decisões garantem bons resultados nos negócios
A gestão fiscal está relacionada também com os setores das empresas. Cada um com suas obrigações e rotinas geram pagamentos de impostos. A falta do controle fiscal pode acarretar problemas inclusive com fiscalizações do trabalho e com as entregas ao cliente final.
Na contrapartida, quando bem feita, ela pode agilizar a liberação de mercadorias, facilitar a construção de inventários, baratear custos e evitar muitos problemas, mas sobretudo proporcionar uma operação saudável e a prosperidade da empresa.
Para a Itamarati Contábil a prosperidade de uma empresa está sempre em primeiro lugar, por isso se deseja contar com uma gestão fiscal realmente eficiente, fale com o nosso consultor agora mesmo e saiba como nós podemos te ajudar.