Marketing para clínicas: 5 erros para evitar em sua estratégia

Qualquer empresa quer aumentar seu faturamento, e não é diferente para as que oferecem serviços  voltados à saúde. Um dos pilares para conquistar novos pacientes e manter um bom relacionamento com os atuais é ter um marketing estratégico para clínicas.

Pensando nisso, trouxemos os 5 erros que você deve evitar na hora de montar suas ações.

Neste artigo você vai ler sobre:
Descumprir o Código de Ética Médica
Ignorar sua persona
Não ter um site otimizado
Não ter um conteúdo de valor nas redes sociais
Deixar o marketing offline de lado
Dicas bônus de erros gerais que devem ser evitados em sua clínica 

1 - Descumprir o Código de Ética Médica

O Código de Ética Médica (CEM) e o Código de Ética de Odontologia (CEO) tem suas regras quanto à divulgação dos serviços prestados. O marketing para clínicas não pode ultrapassá-las, confira algumas que são importantes e você não deve fazer:

  • Expor pacientes;
  • Publicar fotos de antes e depois;
  • Garantir resultados;
  • Se autopromover;
  • Utilizar imagens de celebridades;
  • Fazer propaganda enganosa quanto aos resultados.

2 - Ignorar sua persona

Um marketing assertivo tem como base uma persona bem definida, ela deve ser o resultado de uma análise de características que representem seus pacientes ideais. Com isso, sua clínica terá excelentes resultados ao oferecer seus serviços para quem realmente importa.

3 - Não ter um site otimizado

Não basta apenas investir em redes sociais, você deve começar pelo básico. Lembre-se de que muitas pessoas procuram avaliações de um negócio pelo Google e o site é a porta de entrada do cliente ao seu negócio. Ofereça informações claras sobre seus serviços prestados, experiência dos profissionais e outras que sejam relevantes.

Também invista um tempo em configurar o Google Meu Negócio, para ajudar os interessados a encontrar a sua clínica por meio de geolocalização e este irá direcionar ao seu site.

4 - Não ter um conteúdo de valor nas redes sociais

Tome cuidado para que seu foco não seja apenas curtidas e seguidores. As informações contidas nas redes sociais devem fazer sentido para seus futuros e atuais pacientes. Faça um planejamento estratégico para que as ações promovam a disseminação de um conteúdo que faça diferença no seu dia a dia. 

5 - Deixar o marketing offline de lado

O marketing offline é o que vai estar em contato direto com os pacientes que frequentam a clínica. É importante ter uma boa identidade visual do consultório, impressos que chamem a atenção, que case com todas as ações no online e que sejam de valor para o seu público.

Dicas bônus de erros gerais que devem ser evitados em sua clínica

Por trás de um marketing para clínicas bem estruturado, deve existir uma clínica organizada e amparada por profissionais capacitados para que possa haver uma estabilidade no número de pacientes.

Confira algumas dicas de erros que também devem ser evitados no seu negócio:

Desorganização operacional

É através do planejamento operacional, que são firmados os objetivos a serem alcançados. Portanto, foque no que deve ser feito, tenha uma equipe estruturada, um prazo e custos bem estipulados e veja qual tecnologia pode lhe ajudar durante o caminho. Além desses pontos, não se esqueça de considerar os riscos e mensurar os resultados.

Falta de planejamento financeiro 

Para fazer um bom marketing para clínicas, é preciso que o financeiro da empresa esteja no verde. Trace metas de onde quer chegar, conheça todos os custos da empresa para que o planejamento financeiro seja sempre readaptado para a realidade.  

Não ter o auxílio de uma contabilidade especializada

Cada clínica precisa estar enquadrada no CNAE correto e ter suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas em dia. Isso pode ocupar muito tempo do gestor, tempo este que poderia tratar de outros assuntos importantes como pesquisar novas tecnologias para seus pacientes e acompanhar o atendimento mais de perto. 

Com uma contabilidade especializada em clínicas, você fica tranquilo com relação à burocracia. Conte com a Itamarati Contábil, são mais de 30 anos de experiência que vão desde a abertura de empresa até o enquadramento tributário. 

Nossos profissionais são capacitados para guiar sua clínica pelo melhor caminho, sempre considerando a situação atual do negócio e onde ele quer chegar. 

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