4 passos para transformar sua empresa em uma rede de franquias

Para você, empreendedor, sempre há o desejo de que sua empresa cresça cada vez mais. Com ela se consolidando e tendo bons resultados, uma boa alternativa de expansão é o formato rede de franquias. 

Quer saber qual caminho trilhar para ter sucesso nessa jornada? Continue a leitura e conheça os 4 passos essenciais para transformar sua empresa em uma rede de franquias.

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Neste artigo você vai ler sobre:

Análise do negócio

Estrutura dos manuais da franquia

Elaboração das características do franqueado

Relacionamento com o franqueado

1 - Análise do negócio

Na primeira etapa, deve ser feita uma análise do mercado e da situação atual da empresa. Além desses fatores, para ter sucesso como empresa franqueadora, ela precisará ter um diferencial competitivo. 

A partir disso, já podem ser levantados todos os valores de investimentos e qual será a projeção dos resultados. Todo esse processo deverá ser rentável tanto para o franqueador quanto para os futuros franqueados.

Assim, o plano de expansão já pode ser concluído juntamente com a estratégia de abertura das unidades. No plano de expansão deverá conter as seguintes informações:

  • Quais taxas serão cobradas dos franqueados;
  • Retorno do dinheiro investido;
  • Taxa da franquia;
  • Taxa dos royalties;
  • Fundo de propaganda.

Estes dados serão obtidos conforme o mercado e as características do negócio. O franqueador terá de desenvolver a Circular de Oferta da Franquia. Ele se trata de um documento que contém todas as condições do negócio. 

Incluindo os aspectos legais, obrigações e deveres de ambas as partes. Tudo deverá ser feito conforme a Lei nº 8.955/94, sendo claro e conciso. 

2 - Estrutura dos manuais da franquia

Todas as unidades da franquia deverão ser iguais. Por isso, será necessário criar um manual com a padronização dos processos feitos na franqueadora, entre eles: sistema de gestão, treinamento da equipe, e o que será permitido ou proibido na empresa franqueada. 

O franqueador deverá transferir todo o seu conhecimento para o franqueado por meio do manual e de cursos que facilite a nova unidade absorver todas as informações do negócio. 

Além disso, o projeto arquitetônico e de decoração da rede também será definido nesse processo. E esse modelo precisará ser testado em uma unidade-piloto, assim, será possível fazer todos os ajustes necessários visando o bom desempenho em todas as unidades.

3 - Elaboração das características do franqueado

Nem todo franqueado conseguirá manter o mesmo padrão de qualidade que a franqueadora oferece. Desse modo, é preciso elaborar todas as características do franqueado ideal.

Cada empresa franqueada deverá ter os insumos e ferramentas necessários para  seus processos, a fim de chegar nessas características. No geral, o franqueado deve ter um perfil empreendedor, que consiga administrar e atingir os resultados esperados.

Analise se ele possui o investimento inicial, bem como o capital de giro necessário para suprir todas as necessidades até a unidade conseguir se manter sozinha. Além disso, suas experiências, competências e se ele dispõe de tempo para se dedicar ao negócio.

4 - Relacionamento com o franqueado

Para que a empresa franqueadora cresça e suas unidades sigam o mesmo padrão do negócio original, é preciso que franqueado e franqueador tenham um bom relacionamento. 

Por isso, é importante sempre se manterem conectados através de reuniões, ações de marketing e consultorias que podem ser feitas pessoalmente ou pela internet. 

Ter um call center para atender os franqueados ajudará a entender o que pode ser melhorado de uma maneira rápida e prática. O franqueador também pode ter diversas informações através de sistemas informatizados que gerem relatórios e permitam a interação com o franqueado.

Com um bom planejamento, fica mais fácil alcançar o sucesso das empresas, franqueadoras e franqueadas.

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