Como contratar funcionários: 6 dicas para acertar na escolha

O processo de recrutamento é determinante para a formação de uma equipe eficiente e comprometida com os resultados da empresa. E ele inclui: abertura da vaga, análise de currículos, entrevistas e dinâmicas de grupo. Tudo isso pode se prolongar por semanas se o processo não for otimizado. 

Se até agora, você sempre considerou os processos seletivos complicados, continue a leitura. Trouxemos 6 dicas de como contratar funcionários para você não perder mais tempo e dinheiro. 

Leia tambémPJ ou CLT: O que você precisa saber antes de contratar

Neste artigo você vai ler sobre:

Defina o perfil do colaborador

Faça uma descrição clara e objetiva da vaga

Divulgue a vaga de acordo com o cargo

Analise cada detalhe dos currículos 

Estruture o processo seletivo

Observe as competências interpessoais  

1 - Defina o perfil do colaborador

Primeiramente é preciso definir o perfil do colaborador ideal. Faça uma reunião com os gestores do setor em que ele será contratado. Assim, juntos, será possível chegar a um acordo sobre as características que o candidato deve ter para ser selecionado.

O objetivo é que a contratação supra as necessidades da vaga. Desse modo, haverá menos rotatividade de colaboradores na empresa. Diminuindo gastos com novas contratações e demissões. 

Além da escolaridade e experiência, podem ser definidas algumas habilidades interpessoais do candidato, como:

  • Empatia;
  • Trabalho em equipe;
  • Responsabilidade;
  • Motivação;
  • Flexibilidade;
  • Paciência;
  • Liderança;
  • Escuta ativa.

2 - Faça uma descrição clara e objetiva da vaga

Uma descrição clara sobre o que a empresa deseja do colaborador e oferece como benefícios, farão com que mais pessoas, que se encaixam na vaga, se interessem pelo processo seletivo.  

Tente listar o máximo de informações possíveis como suas habilidades e competências para não ter surpresas na hora da entrevista.

Faça uma descrição atrativa, contendo informações como:

  • Habilidades que o candidato deve ter;
  • Benefícios e diferenciais da empresa;
  • Remuneração;
  • Possibilidades de crescimento;
  • Funções da vaga.

3 - Divulgue a vaga de acordo com o cargo

Conforme o perfil, os gestores devem analisar onde farão a divulgação do cargo. Busque sites especializados em recrutamento. O LinkedIn é uma ótima plataforma para procurar novos colaboradores. Ele possibilita uma busca minuciosa por profissionais experientes, até mesmo estragiários capacitados para a vaga.

4 - Analise cada detalhe dos currículos

Muitos candidatos serão eliminados nesta etapa por não se encaixarem nos critérios básicos solicitados para o cargo. Por isso, o gestor deve ser minucioso e buscar a comprovação dos conhecimentos contidos no currículo. 

Certificações, diplomas e, em alguns casos, portfólio de antigos trabalhos podem ser exigidos pelos recrutadores. Eles podem checar as conexões profissionais do candidato e ver qual a sua postura na web pelo LinkedIn.

5 - Estruture o processo seletivo

A entrevista é uma das partes essenciais no processo de contratação. Nela, o gestor terá um contato maior com o candidato, podendo analisar comportamentos que fazem a diferença no ambiente de trabalho, como:

  • Linguagem corporal e verbal;
  • Pontualidade;
  • Postura diante do recrutador;
  • Aparência;
  • Nível de interesse e motivação.

Faça um roteiro de como deve ser a entrevista, a intenção é que ela seja objetiva e não deixe nenhuma dúvida em ambos os lados. Garantindo que todos os pontos serão abordados nessa etapa. 

Conforme o perfil do candidato, o recrutador vai definir a melhor forma de entrevista, podendo ser um teste escrito ou uma dinâmica de grupo. Outra opção é um teste prático, que é interessante quando a vaga requer uma habilidade muito específica. 

Lembrando que ela deve ter espaço para uma conversa espontânea. Não se tornando algo desconfortável e engessado entre gestor e candidato.

6 - Observe as competências interpessoais

Um bom currículo é essencial para o preenchimento da vaga. Porém, as habilidades interpessoais também são importantes. Afinal, somos seres humanos, e a forma como nos relacionamos uns com os outros também influencia na evolução do profissional na empresa. 

Os gestores ou recrutadores podem se reunir e analisar qual dinâmica é a ideal para sentir como é a personalidade dos candidatos. 

Os testes comportamentais que determinam as condutas através de perguntas são uma opção para auxiliar no recrutamento. Dessa forma, você terá um norte nas próximas etapas.

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