Desde a fase de abertura de empresa, você deve se concentrar em ser um empreendedor, deixe o super-homem para as grandes produções de cinema, pois isso não é o que fará a sua empresa chegar lá. Entenda:

1. Ao iniciar a abertura de empresa, você não conseguirá fazer tudo sozinho, por isso planeje antes de começar;

2. Sua empresa não vai crescer enquanto você quiser abraçar o mundo inteiro;

3. Deixe de ser centralizador e de querer assumir todas as tarefas sozinho, existem empresas especializadas que são importantes para te ajudar com o seu negócio.

Alguns exemplos são os serviços de RH terceirizados, além de marketing e outros. Geralmente esse tipo de serviço custa muito menos do que você manter um departamento próprio, além de ser mais eficiente, pois você consegue contar com especialistas de áreas de atuação diferentes, investindo um valor único e sem que isso lhe gere vínculo empregatício ou lhe obrigue a ter estrutura física para desenvolver as atividades.

É muito delicado tocar nesse assunto, mas vemos isso acontecer todos os dias, tanto em empresas que estão em fase inicial, quanto em outras de longos anos que vão se deixando levar para as “tranquilas” zonas de conforto.

Se você está começando agora, é com você mesmo que eu quero falar. Comece certo desde a abertura de empresa para no futuro não se arrepender do que deixou de fazer!

É bem possível que conheça um amigo ou pode ser que você mesmo já tentou empreender, mas foi testemunha do fracasso que aconteceu em muito pouco tempo. Pode ser que, inclusive, teve tudo para dar certo e aí você pensa que já viu tanta gente fazer e não consegue entender o que foi que deu errado. Essa história parece familiar? Então faça a si mesmo as perguntas abaixo:

Será que o fracasso não ocorreu porque o proprietário também quis ser além do que lhe era possível e tomou a frente de assuntos que não são sua especialidade?

As tomadas de decisão precisam ser tomadas sempre pensando no que é importante para o bom desenvolvimento de uma empresa e, nesse caso, especialistas em RHcontabilidade e assuntos fiscais, não poderão faltar, além de outros.

Confira 5 dicas que que vão te ajudar manter a saúde da sua empresa em dia:
1. Para a abertura de empresa, busque uma consultoria contábil que te ajude a decidir pelo melhor modelo de tributação, além de questões relacionadas à contratação de pessoal. A escolha adequada te permite economizar com altos custos de impostos, entre outras vantagens;

2. Faça um bom planejamento e crie processos de modo que as operações possam ser escalonadas para facilitar o seu crescimento;

3. Não abra mão de uma boa assessoria contábil para evitar desperdícios. Uma empresa eficiente também poderá te oferecer uma excelente assessoria em recursos humanos e os serviços de RH terceirizados vão te dar muita tranquilidade. Invista em uma empresa confiável, afinal o barato sai caro e essa escolha está diretamente relacionada com a saúde, o crescimento e a lucratividade do seu negócio;

4. Seja o gestor da sua empresa e deixe a parte operacional para os profissionais que trabalham diariamente com ela. O seu tempo deve ser investido em inovação e em esforços para o crescimento da sua ideia;

5. Fique por dentro dos balancetes financeiros e aproveite para solicitar informações ao seu escritório de contabilidade, analisando sempre receitas x despesas para mantê-los em harmonia, além dos cuidados de recursos humanos, que são essenciais para a saúde de qualquer negócio.

Você não precisa conhecer todos os processos legais de uma empresa, mas tem a obrigação de encontrar os parceiros certos para desenvolver um trabalho de qualidade ou colocar o seu negócio nas mãos de quem entende do assunto se realmente pretende prosperar.

Outra questão importante, é que vários empreendedores se preocupam na hora de contratar seus colaboradores. E, muitas vezes, o medo ainda faz com que eles optem por contratar no “boca a boca” e que essa talvez não seja a melhor forma de ter uma equipe eficiente e leal. Não se esqueça de que no futuro seus problemas podem ser maiores.

Os processos trabalhistas que acontecem por falta de uma assessoria em recursos humanos geram custos muito altos e isso passa a ser um problema que pode levar muito do seu dinheiro pelo ralo. Enquanto que os serviços de RH terceirizados permitem que a sua empresa fique em dia com os pagamentos, com a gestão de férias e com os benefícios, além de contribuir para que a motivação dos seus funcionários também fique em alta.

No mundo dos negócios não é permitido improvisar!

Na Itamarati Contábil você conta com especialistas de quase 3 décadas para atender as necessidades fiscais, contábeis e a gestão de pessoas da sua empresa.

Nós ajudamos empresas a otimizarem seus processos, a trabalhar dentro de normas legais e facilitamos a sua gestão administrativa e financeira, com visão 360º, que prevê as melhores práticas para manter integralmente a sua saúde empresarial.