Como é a contabilidade da sua empresa? Você ainda trabalha no modelo de contabilidade online simples ou conta com uma assessoria contábil?

E afinal, o que mudou nos modelos de contabilidade ao longo dos anos?

As dúvidas surgem em razão de tanta oferta no setor, então vale entender melhor o que cada coisa significa.

Durante muito tempo, o contador tinha um papel simplesmente burocrático. Ou seja, ele apenas garantia que a empresa cumpria todas as obrigações. Com o tempo os objetivos das empresas passaram a ser mais complexos e a contabilidade precisou se inovar.

A função de um contador hoje é mais ampla, pois ele trabalha para ajudar empresas a reduzir custos e ter processos cada vez mais eficientes visando a estabilidade e o crescimento das empresas.

Então, se você se preocupa com a saúde contábil do seu negócio, continue lendo este post. Entenda por que ter uma parceria estratégica pode ser tão vantajoso.

Como funciona a assessoria contábil em comparação ao modelo tradicional?

Você certamente já teve, e provavelmente ainda tem, contato com a contabilidade tradicional. Nesse modelo, os escritórios ainda trabalham com objetivos bem simples e claros que podem ser totalmente automatizados e não tem qualquer necessidade do contato periódico com o contador. Seu propósito é garantir que as organizações cumpram as leis, obrigações e prazos envolvidos. E desde longa data, isso continua sendo suficiente.

Porém, com o mercado cada vez mais competitivo, essa opção deixa muito a desejar, pois uma contabilidade eficaz é aquela que ajuda a empresa do ponto de vista estratégico e cabe a necessidade de troca de informações constantes.

Como o novo modelo de contabilidade é mais eficaz?

Por exemplo, no novo modelo, relatórios importantes passam a ser construídos em conjunto, e o contador tem o papel de dizer o que as demonstrações significam para a empresa.

Uma das primeiras análises feitas é do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), onde é possível ver o impacto das despesas diretas na margem de contribuição. Então, o trabalho do contador não é apenas mostrar o documento, mas discutir as interpretações e apresentar os sinais de perigo às empresas, para que gestores possam melhorar processos antes que seja tarde demais.

Agora, imagine que uma assessoria contábil pode fazer isso com cada documento contábil crucial do seu negócio. Essa torna-se a maior vantagem com relação aos modelos tradicionais da gestão contábil e fiscal.

Acompanhando o DRE e outros documentos, é entregue um relatório totalmente personalizado, que ajuda o gestor controlar tudo com mais facilidade e com uma linguagem que seja mais simples de entender.

O grande objetivo desse modelo é trazer mais informação estratégica e quem ganha é a sua empresa. E como o aspecto financeiro é crucial para qualquer tomada de decisão, o ideal é ter uma visão 360º antes de decidir.

Quando esse modelo de contabilidade vale a pena?

Um modelo mais colaborativo de contabilidade é interessante para empresas que buscam otimizar os resultados. Tudo em qualquer negócio gira em torno do dinheiro, e uma contabilidade inteligente permite reduzir custos, aproveitar melhor as oportunidades de investimento e traz um retorno maior.

Além disso, como os modelos de relatórios são construídos em conjunto, é possível garantir um acompanhamento mais ativo das escriturações. 

Documentos personalizados facilitam a interpretação das informações e as conversas ao longo do tempo.

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas passam por constantes transformações e até evolução. Por conta disso, modelos de assessoria contábil passaram a ser uma necessidade para quem faz boas projeções para o futuro.

E se está precisando de um escritório de contabilidade, com uma equipe especializada, conte conosco.

Itamarati 30 anos, juntos vamos mais longe.