Contratação de estagiário: De vantagens à formalização, veja tudo que você precisa saber

 A contratação de estagiário pode ser feita por empresas privadas, públicas e profissionais liberais. Todos ganham com esse profissional que possui a teoria e tem o desejo de colocar em prática tudo que está aprendendo.

Ele tem direitos assegurados conforme a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio. Trouxemos todas as informações sobre ela, assim como os benefícios de ter um estagiário na sua equipe e como deve ser feita a sua contratação.

Neste artigo você vai ler sobre:
Benefícios da contratação de estagiário
Entenda como funciona a Lei do Estágio
Como deve ser feita a contratação de estagiário 

Benefícios da contratação de estagiário

O estagiário pode garantir uma contratação futura segura para a empresa devido a sua flexibilidade em se adequar aos valores da empresa. Além da sede de aprender que ele traz consigo da sala de aula, ele possui a vantagem de não ter vícios em processos internos de outras empresas.

O negócio também adquire outros benefícios como:

  • Firmar parcerias com as instituições de ensino, deixando a empresa por dentro das novidades do mercado;
  • Ter um ambiente de trabalho renovado, devido aos questionamentos entre os novos e antigos colaboradores, resultando em soluções estratégicas para a empresa;
  • Economizar em novas contratações, visto que está moldando um futuro funcionário.

Entenda como funciona a Lei do Estágio

A empresa é isenta de encargos como FGTS e INSS quando contrata um estagiário, pois ele não trabalha em regime CLT. Conheça o que a Lei do Estágio estabelece:

  • O contratado deve ter mais que 16 anos, estar frequentando cursos de educação profissional, superior, especial e Ensino Médio que exija estágio obrigatório ou não;
  • O estagiário matriculado em cursos de educação especial deve cumprir até 20 horas semanais, já os que cursam ensino superior, técnico ou médio, devem cumprir 30 horas semanais;
  • Não é estipulado que a empresa deve conceder horário de almoço para estagiários, porém, ela pode dispor de um horário de intervalo que melhor lhe convir;
  • A lei não estipula um valor para a bolsa-auxílio, esta deve ser definida entre estudante e empresa na contratação, mas o recomendado é que sua bolsa e todos os benefícios sejam de um salário-mínimo;
  • Dentre os auxílios que não são obrigatórios estão o alimentação e o farmácia;
  • O auxílio-transporte é obrigatório;
  • O estagiário deve estar coberto por um seguro de acidentes pessoais;
  • Apesar de não ser um contratado CLT, deve-se conceder férias por um período de 30 (trinta) dias após 12 meses de trabalho, mas não é necessário adicionar o 1/3 do salário. É indicado que seja gozada preferencialmente durante as férias escolares.;
  • O contrato de estágio não pode ultrapassar 2 anos, com exceção dos contratos de estágio de portadores de necessidades especiais.
  • Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio.

Entenda a quantidade de estagiários que cada empresa pode ter no seu quadro de funcionários:

  • 1 estagiário: 1 a 5 funcionários;
  • 2 estagiários: 6 a 10 colaboradores;
  • 5 estagiários: 11 a 25 empregados.

Instituições com mais de 25 funcionários podem ter até 20% da quantidade de estagiários. A lei determina que 10% das vagas sejam para estudantes portadores de necessidades especiais. 

Leia também – Como contratar funcionários: 6 dicas para acertar na escolha

Como deve ser feita a contratação de estagiário

Antes de mais nada, faça um planejamento para ter um processo seletivo assertivo. A divulgação pode ser através de parcerias com instituições como CIEE e Nube que facilitam a contratação.

O registro na carteira de trabalho pode ser feito, mas ele deve constar nas folhas de Anotações Gerais. Caso não faça essa opção, é preciso providenciar um termo de compromisso, ou seja, um contrato com todas as informações como carga horária, dados de ambas as partes, dentre outras. 

Como visto, é obrigatório o estagiário ter um seguro contra acidentes pessoais. Portanto, contrate uma seguradora para tratar desses assuntos. Ele é muito importante e garante alguns benefícios em caso de incapacidade temporária. Com todas as etapas em dia, só resta o treinamento e adaptação ao cargo para que ele cresça com a empresa.

Leia também – 5 dicas para economizar com a folha de pagamentos da sua empresa

Para que a contratação do estagiário seja um processo sem preocupações, conte com uma contabilidade experiente. A Itamarati Contábil garante que sua empresa cumpra todas as burocracias necessárias para ficar em dia com o fisco.

Deixe seu negócio nas mãos de especialistas e faça com que ele cresça de forma segura e contínua.