No Brasil, o sistema tributário e fiscal é complexo e muitas vezes gera preocupações para os gestores, que devem estar atentos às eventuais fiscalizações que podem acontecer e gerar grandes transtornos, caso as obrigações não estejam em dia.

A emissão de Nota Fiscal e o pagamento de impostos são obrigações tributárias que evitam os problemas fiscais, junto com as entregas das obrigações acessórias e que deixam as empresas em dia com o fisco.

O desafio para muitos empresários, é conseguir fazer o acompanhamento efetivo e uma gestão eficiente do negócio, que podem inclusive, em razão do segmento, gerar altas demandas com o grande fluxo de emissão de notas ou outras particularidades.

Evitar autuações, garante a segurança financeira e jurídica de qualquer instituição!

Para auxiliar na organização dos processos fiscais do seu negócio, nós preparamos 5 dicas que consideramos fundamentais e que quando seguidas corretamente, podem ajudar a evitar o risco eminente, além de melhorar o desempenho da empresa, permitindo o crescimento do negócio com tranquilidade.

Atenção com a legislação

O primeiro passo importante é estar de olho na legislação, afinal no Brasil os novos regulamentos e normativas são publicados quase que diariamente e é importante atualizar as ações conforme as determinações legais.

Faça um planejamento preventivo

As obrigações fiscais ocorrem na maioria das vezes mensalmente, outras são anuais, mas é possível fazer uma previsibilidade de custos com taxas e tributos, com base no faturamento médio, para conseguir fazer o planejamento financeiro e assim evitar a falta do capital na hora de ter que realizar os pagamentos dos tributos e depois ter que arcar com multas e juros que são muito altos e podem desestabilizar um negócio.

Um calendário de obrigações mensais também é imprescindível para contribuir com um bom planejamento, pois é possível acompanhar todos os prazos inclusive das obrigações acessórias que são DCTF, EFD, ICMS/IPI, GIA, ECD, ECF.

Aproveite para conferir ou baixar grátis o calendário de obrigações completo, que é atualizado mensalmente e que te ajuda a não perder nenhum prazo, definitivamente.

Implemente auditoria

As auditorias ajudam a identificar as irregularidades ou falhas cometidas pelos departamentos financeiro e contábil, sendo possível agir de forma preventiva e assim avaliar o trabalho que está sendo desenvolvido.

Com os resultados obtidos, é possível também que gestores possam atuar melhor nas decisões estratégicas do negócio para resultados mais assertivos.

Informatize os processos

Sempre que possível, tenha softwares de gestão, pois devido ao volume de obrigações fiscais e tributárias que uma empresa deve lidar, automatizar de pequenos até grandes processos do dia a dia, podem evitar muitas irregularidades.

Ao concentrar todas as informações em uma única plataforma, é possível garantir melhor controle e assim evitar que possíveis erros venham acontecer.

O mercado disponibiliza ferramentas de organização de documentos fiscais, emissão de notas, além de outros que gerenciam nichos específicos e são muito eficientes.

Invista na Assessoria Contábil

O gestor já possui alta carga de atribuições que lhes são pertinentes em razão da operação do negócio, como a atenção com a legislação, estudo de mercado, planejamento e outras ações relacionadas às particularidades que cada segmento exige.

Para conseguir expandir, é importante saber separar as atividades essenciais e know-how, das que ocupam o tempo precioso de um gestor, sem necessidade.

A gestão fiscal requer profissionais empenhados para as análises e diretrizes que colocam uma empresa em condição segura e isso não significa apenas emitir guias de pagamentos, mas encontrar caminhos que adequam modelos de tributação e as legislações vigentes, para o benefício das empresas e o investimento nesse tipo de serviço é flexível e o mais importante, infinitamente menor do que qualquer autuação.

Contabilidade e gestão fiscal não é só cuidar de burocracia, mas é estratégia de resultados para as empresas!

A Itamarati está há mais de 29 anos oferecendo serviços fiscais e contábeis especializados, uma assessoria completa com soluções eficientes, modernas, automatizadas e com toda a tradição para uma parceria de sucesso. Fale conosco!

Aproveite para assinar nossa Newsletter para receber outras dicas, notícias e materiais esclusivos.

A Itamarati tem trabalhado para manter seus clientes e parceiros bem informados.