Como você identifica e qualifica uma empresa ou escritório de contabilidade?

É possível que já o tenha visto como um “cuidador de burocracias” e isso não é verdade. Por isso, hoje nós vamos lhe explicar sobre a importância da contabilidade como alavanca para o crescimento dos seus negócios.

Antes é importante sintetizar o seguinte: existem formatos de escritórios de contabilidade, que fazem entregas de obrigações, coletam dados, emitem certificados e cuidam desses processos mais simples, que lhe prometem cumprir prazos e cobrar “barato” pelos serviços que prestam (os novos modelos de contabilidades “online” são um exemplo claro disso).

O que vamos tratar aqui e queremos que você conheça a partir desse artigo é sobre o algo a mais e a possibilidade real de você usar a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial.

E o fato é que, se você pretende elevar a sua empresa e os seus negócios para o próximo nível, será preciso investir e aprimorar os seus processos e tratar de modo mais contextual as análises e informações patrimoniais e financeiras para uma administração de empresa saudável.

Estratégia = Pensar » Estudar » Planejar » Agir

Todo tipo de estratégia segue no mínimo os quatro pilares acima e atua como meio de atingir objetivos e elevar resultados.

Usando um exemplo prático, a estratégia traz em sua essência o significado de “ações para vencer o inimigo”. Por isso, fixamos aqui que a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial é essencial para você competir melhor e vencer obstáculos para crescer.

Veja por que a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial é importante para sua empresa:

1. Pensar – É aqui que a inteligência de uma assessoria contábil atua. Ela consegue prever cenários, analisar e antecipar iniciativas para o seu progresso. Previsibilidade para estruturação, controles, adequações e otimizações que envolvem as frentes relacionadas a finanças, mercado e gestão completa do seu negócio com visão 360º;

2. Estudar – Não basta estar no mercado. É preciso estudar para entender o comportamento da sua concorrência se você pretende chegar na frente. Para competir, é necessário entrar na jogada e usar a contabilidade como ferramenta de gestão empresarial. Você sentirá a diferença e o seu progresso já começa desde essa etapa;

3. Planejar – Vemos o Sebrae, que é forte na área de educação ao empreendedorismo e negócios falar a todo momento sobre o quanto é importante planejar. Qualquer falha nessa fase pode fazer com que a sua empresa vire a próxima candidata a fechar as portas em seu primeiro ano de vida e se já passou do primeiro ano, talvez nem chegue ao segundo ou comece a enfrentar tempos difíceis.

Receber uma consultoria, criar um plano de negócios e contar com uma boa assessoria contábil te proporcionará maior segurança e tranquilidade. Entenda que até para se fazer uma viagem é preciso planejamento financeiro, roteiro, cronograma, prazo, documentação, horários e, muitas vezes, é preciso uma agência de viagens. Então reflita sobre a sua empresa e sobre ela precisar de uma verdadeira contabilidade como ferramenta de gestão empresarial.

Todas as histórias de negócios de sucesso tomaram decisões diferentes e tiveram resultados diferentes também, pois certamente utilizaram as ferramentas certas para chegar onde chegaram, então você também pode ter a estratégia certa para se desenvolver melhor e do jeito certo.

Já dizia um sábio: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein

4. Agir – É chegado o momento da tomada de decisão. Quanto seria melhor se você tivesse os números por meio de relatórios, gráficos e dados que te apontassem:

· Onde o investimento foi bom?
· Onde houve lucro?
· Onde é preciso fechar a “torneira”?
· É o momento para segurar ou avançar?
· Sobrou uma “grana” para aumentar sua equipe?
· Qual foi a sua produção ou vendas?
· Atingiram o que foi planejado?

Trabalhar com metas claras, objetivos, deixar de ter noção para ter o controle total de sua empresa em suas mãos, esse é o verdadeiro sentido de uma contabilidade como ferramenta de gestão empresarial.

A economia deve ser utilizada na outra ponta do seu negócio, onde de fato pode estar o gargalo que te sufoca, desmotiva e atrasa o seu crescimento. A contabilidade existe para identificar os problemas, resolvê-los junto a você para que seja possível traçar uma nova realidade para a sua empresa.

Dê o primeiro passo e procure uma Consultoria Contábil e experiente seguir uma nova rota.

Sucesso e bons negócios!