Planejamento operacional: A sua clínica mais produtiva, organizada e lucrativa

O planejamento operacional para clínicas define quais serão as tarefas e processos necessários para alcançar as metas estabelecidas dentro de um plano estratégico.  

Conheça suas vantagens e o passo a passo de como elaborá-lo da melhor forma para alcançar seus objetivos.

Neste artigo você vai ler sobre:

Vantagens de um planejamento operacional para clínicas
8 dicas para elaborar um bom plano para sua clínica

Vantagens de um planejamento operacional para clínicas

Ele é essencial para que melhorias sejam feitas constantemente em todos os processos da sua clínica. Sempre focado no mais importante que é, além das metas, os consequentes benefícios no dia a dia.

Veja como isso ajuda:

  • Menos gastos extras com recursos desfavoráveis para o crescimento da empresa;
  • Maior produtividade da equipe por terem metas possíveis que trazem retorno;
  • Menor chance da sua clínica quebrar por conta de gastos imprevisíveis;
  • Visão ampla do potencial do seu negócio a médio e longo prazo.

8 Dicas para elaborar um bom plano para sua clínica

1. Crie um planejamento estratégico

É impossível trilhar um caminho de sucesso se não sabemos onde queremos chegar e criar um plano estratégico nada mais é do que estipular metas claras dentro de prazos suficientes para garantir a saúde do negócio.

E quando falamos desse modelo de planejamento, ele está dividido em 2 frentes:

  • O estratégico, por exemplo, pode estipular que a clínica vai estender seu atendimento em mais 3 pontos na região em 5 anos. 
  • O operacional trabalha para que esse objetivo seja concebido através de etapas pré-definidas.


Como vimos, os dois são muito importantes e atrelados um ao outro.

2. Defina as etapas

Aqui vamos seguir o exemplo acima, sobre a clínica aumentar os pontos de atendimento da cidade para exemplificar. Antes de sair fazendo abertura, é preciso se tornar referência no segmento para aumentar a demanda e isso tem muita relação com ações de marketing com foco em branding.

Além disso, investir em treinamentos para que a equipe seja capacitada, melhorar a infraestrutura, dentre outros quesitos. Dessa forma, o negócio se consolidará, terá mais pacientes e demanda para atender em outras áreas. 

Claro que as etapas devem seguir uma ordem de prioridade e estar de acordo com a realidade do negócio. 

3. Estruture sua equipe

Para sua clínica crescer exponencialmente, você precisa de bons profissionais ao seu lado. Em se tratando de saúde, eles devem oferecer um atendimento humano e prestativo. Escolha bem os líderes, de modo que consigam transmitir boas ideias e os alinhamentos da empresa para os demais colaboradores de forma objetiva.

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4. Identifique a tecnologia que pode te ajudar

Os recursos tecnológicos agilizam os processos em qualquer clínica. Veja algumas implementações que podem fazer a diferença:

    • Prontuário eletrônico: facilita a vida dos médicos e ainda economiza na contratação de pessoal para cuidar dos prontuários físicos;
    • Telemedicina: reduz custos operacionais e agiliza os atendimentos;
    • Marcação de consultas online: redução na fila de espera e disponibilidade 24h por dia, aumentando a satisfação dos clientes. 

5. Estipule prazos de execução

Apesar de poder haver alguma variação neste sentido, um bom plano operacional ajudará a concluir as ações em tempo aos seus objetivos, para isso procure fazer um bom alinhamento de prazos com sua equipe. Todos precisam saber a direção em que estão indo, a fim de contribuírem com a assertividade em sua parcela de contribuição.

6. Mensure os resultados

Esteja a par dos índices de desempenho para mensurar o que está dando certo e o que precisa ser mudado. Se necessário, faça o cálculo dos resultados por setores, assim fica mais fácil ajustar os pontos. 

Confira algumas métricas importantes nas clínicas:

  • Satisfação do cliente;
  • Tempo de espera;
  • Consultas canceladas;
  • Pacientes atendidos e retidos;
  • ROI (Retorno Sobre o Investimento).

7. Considere os riscos

Seja precavido, esteja atento ao que pode acontecer durante o planejamento operacional. A cada etapa, defina quais são os imprevistos e sempre tenha um plano B, por exemplo:

  • Tenha um capital de giro para as despesas a mais que possam surgir;
  • Mantenha sua equipe motivada para reter os talentos;

Disponha de opções manuais ágeis, caso as tecnologias parem de funcionar. 

8. Faça o levantamento dos custos

Agora que você já sabe onde quer chegar, quais etapas seguir e os profissionais necessários, faça um bom planejamento financeiro para sua clínica, determinando quanto pode ser destinado a cada etapa e de onde virá o recurso e uma boa gestão de estoque.

De tempos em tempos, realize reuniões de alinhamento com a equipe. Deixe seus líderes e colaboradores à vontade para sugerir ideias criativas que podem ser incorporadas neste processo. 

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