Reforma tributária: Como ter uma empresa lucrativa diante desse cenário

A Reforma Tributária ainda está sendo discutida, porém, por alterar as cobranças de impostos, é um tema central no debate entre empreendedores. Todos querem saber como farão para continuar lucrando dentro de um novo cenário que se desenha no mercado.

A situação é preocupante para uma série de empresas, que acabarão vendo, no pior cenário possível, sua margem de lucro despencar. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar a manter seu empreendimento estável.

É importante lembrar que a proposta ainda está sendo discutida, logo, nada de tomar ações precipitadas.

Curioso para descobrir como ter uma empresa lucrativa mesmo com a Reforma Tributária? Então continue a leitura! 

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Como ser assertivo no planejamento tributário da sua empresa
  • Pró-labore baixo pode ser vantajoso
  • Dicas práticas para sua empresa se manter bem durante a Reforma tributária

Como ser assertivo no planejamento tributário da sua empresa

Para manter a empresa lucrativa diante da Reforma Tributária, o mais recomendado é fazer um planejamento tributário. Contudo, sabemos que muitos empreendedores não têm ideia de como realizar esse tipo de procedimento.

Por isso, o mais recomendado nessa situação é contar com uma assessoria contábil especializada e assim evitar possíveis prejuízos para a sua empresa.

Conforme a Reforma for sendo aprovada, algumas alterações na operação da sua empresa podem ser necessárias, porém, apenas um especialista poderá dizer quais os melhores caminhos para que essas mudanças sejam aplicadas com segurança.

Leia também: Contabilidade: Uma necessidade ainda maior nos momentos de crise

Como dissemos antes, a Reforma Tributária ainda está sendo discutida, e por nada estar definido, é importante evitar qualquer decisão precipitada, que pode acabar sendo perigoso para o seu negócio, já que ninguém sabe exatamente quais mudanças irão acontecer.

São vários os pontos abordados na Reforma que causam discussões entre os parlamentares e isso reforça ainda mais a necessidade de esperar, e também a de contar com uma empresa competente e que esteja alinhada com todo esse processo.

Dica: Comece agora a desenvolver um bom planejamento tributário, que possa ser seguido, para que no momento certo seja possível criar ações eficientes no caso de uma emenda ou outra ser aprovada. 

Pró-labore baixo pode ser vantajoso

A Reforma Tributária está sendo pautada em novas faixas para a cobrança do Imposto de Renda. Segundo a proposta, salários de até R$2.500,00 podem ficar isentos, e por isso, fixar o pró-labore abaixo desse valor pode ser vantajoso.

Esse é um dos pontos mais discutidos em razão da PL 2337/21 uma vez que a proposta de mudanças inclui pessoas físicas, empresas e investimentos financeiros. E a preocupação é de que a divisão de lucros ou dividendos seja taxada.

Dicas práticas para sua empresa se manter bem durante a Reforma tributária

  • Tenha uma boa assessoria contábil;
  • Faça o planejamento tributário da sua empresa em parceria com o escritório de contabilidade;
  • Mantenha organizado o seu fluxo de caixa e tenha uma gestão financeira eficiente;
  • Procure estar atualizado diante do seu mercado de atuação.

E se a sua empresa precisa de uma assessoria especializada, conte com a Itamarati. Nós temos a solução completa para cuidar da saúde da sua empresa e você ficar tranquilo. Clique aqui e fale com nosso especialista.

Leia também: Reforma tributária: entenda as mudanças e os benefícios 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.