Já não é de hoje que o trabalho home office existe, mas até janeiro de 2020, apenas 5,7% dos empregados trabalhavam exclusivamente em casa, de acordo com a Forbes. Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas tiveram que mudar a forma de trabalho, oferecendo aos colaboradores o modelo remoto e este número aumentou para 43,1% em poucos meses. 

Mas você já sabe quais são as vantagens do trabalho home office?

Além de estar mais próximo da família e poder aproveitar mais momentos de descanso e lazer, essa nova modalidade de trabalho também pode impactar a economia da empresa e assegurar um aumento na produtividade da equipe. É isso mesmo!

O fato de poder descansar mais e não perder horas de locomoção faz muitos terem mais motivação para entregar resultados.

E vale ressaltar: é importante enxergar e até se adaptar, ainda que em parte, nesse novo modelo de trabalho, pois ele veio para ficar e certamente permanecerá mesmo depois da pandemia!

Conheça algumas vantagens do trabalho home office:

Talvez esse seja um dos principais benefícios de aderir ao home office mesmo depois da pandemia. Isso porque muitos gestores já perceberam que os colaboradores estão entregando mais resultados em casa.

Seja por conta do conforto ou pela privacidade de poder focar nas atividades sem a distração dos colegas, muitos passaram a apresentar mais resultados do que quando o trabalho era realizado na empresa.

Outro fator que pode estar relacionado com essa mudança é o fato de poder descansar mais, sem precisar acordar tão cedo e perder horas no trânsito. Agora é possível acordar e praticar até uma atividade física antes de iniciar o trabalho.

Essa é outra vantagem que muitos empresários conseguiram detectar ainda nos primeiros meses de pandemia: a economia nas contas operacionais do mês.

Sem os colaboradores na empresa foi possível observar uma queda nas contas de água, luz e até mesmo nas despesas com alimentação e materiais de escritório.

Ou seja, além de contar com um colaborador mais engajado, ainda houve uma redução nos gastos mensais. Parece ou não o cenário dos sonhos?

Mas não é só o empresário que agradece. O colaborador também tem motivos de sobra para comemorar.

Acordar um pouco mais tarde, destinar um tempo para os estudos ou até ter um momento tranquilo para realizar algum hobbie, são algumas das vantagens adquiridas nessa modalidade de trabalho.

Agora, o tempo que era gasto com locomoção, pode ser utilizado para fazer diversas coisas ao longo do dia!

Talvez a melhor delas, essa é outra vantagem que pode estar relacionada com a entrega de resultados dos colaboradores.

Com o trabalho em casa, muitos passaram a ter mais tempo com a família, aproveitando momentos que antes eram escassos.

Com tudo isso, a ideia de flexibilizar o modelo de trabalho, pode ainda melhorar a relação entre empregadores e empregados, proporcionando mais ética no meio corporativo.

Leia também: LGPD no âmbito das relações de trabalho e saiba como adequar a sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados.

Ainda tem dúvidas se sua empresa pode operar no modelo remoto? Converse com a equipe Itamarati, juntos podemos encontrar o caminho mais seguro para esse avanço em sua empresa.

Itamarati 30 anos, juntos vamos mais longe!