Escritórios e serviços de contabilidade parecem ser todos iguais, e a única coisa que você sabe, é que quer empreender ou já possui uma empresa e não está conseguindo definir qual a melhor opção de serviço contábil para o seu negócio.

Mas nós queremos que você conheça as diferenças e que acerte na escolha, pois isso será um fator determinante para proporcionar a saúde que a sua empresa precisa.

E por falar em saúde empresarial, vale a pena conferir o artigo sobre “3 erros que podem causar a mortalidade de empresa”, pois ele faz muito sentido quando o assunto é sobre escolher a contabilidade certa.

São várias as responsabilidades de um escritório de contabilidade ou de um contador, afinal a área cuida de informações financeiras, fiscais, governamentais, bancárias, imobiliárias, gerenciais e outras que precisam receber um tratamento adequado e acompanhamento.

Então, vamos direto ao ponto! Afinal, como escolher a melhor contabilidade para a sua empresa diante de tantas opções disponíveis?

3 tipos e características de escritórios de contabilidade

Escritório de contabilidade online 

 Não existe milagre, e embora os escritórios sejam online, por detrás desse modelo de gestão, existem pessoas reais, que recebem e tratam as demandas, por isso é importante buscar informações e referências sobre a empresa que deseja contratar.

Através do processo 100% online e com atendimento remoto, é muito difícil que esse escritório de contabilidade lhe ofereça um atendimento personalizado ou que queira conhecer as particularidades do seu negócio. Isso os impedirá de traçar uma estratégia contábil, por isso, seu modelo de atendimento está mais voltado em tratar questões fiscais e financeiras de forma automática, com relatórios mensais automáticos, sem qualquer parecer técnico.

Emissão de guias e folhas de pagamentos e outras rotinas contábeis, como as obrigações mensais impostas pelos órgãos governamentais, são atendidas por todos os escritórios sem maiores problemas, e para os escritórios online, esses são os principais serviços que oferecem e geralmente os únicos. Esse modelo se trata de contratar um pacote de serviços contábeis totalmente previsíveis.

Ao atender uma grande quantidade de empresas, de maneira automatizada, esses escritórios online conseguem oferecer mensalidades bem menores do que os escritórios tradicionais ou físicos, mas preço não significa qualidade ou que seja tudo o que você precisa. É preciso cuidado!

Ao optar por esse modelo, esteja ciente que você continuará utilizando parte do seu tempo, que poderia disponibilizar para cuidar do seu negócio, para realizar alguns processos complementares que incluem pesquisas e decisões importantes, que talvez lhe roube horas de pesquisas e lhe gere ainda mais dúvidas, afinal um possível escritório on-line é mais barato, mas ele não oferece um serviço de assessoria contábil ou uma contabilidade estratégica e especializada para os momentos mais importantes e das maiores dores.

Dica

Um escritório online pode ser indicado para profissionais autônomos, microempresas e MEI que não possuam funcionários ou que tenha no máximo 1 funcionário. Afinal se você está começando, uma ajuda ainda que das mais básicas, será importante para não se perder com questões contábeis que podem gerar um grande problema ou prejuízos no futuro. Mesmo assim, exija referências antes de contratar, verifique se a empresa oferece um atendimento por telefone e como tudo funcionará quando você precisar.

Escritório de contabilidade físico ou tradicional

 É um modelo de contabilidade acessível, que oferece um atendimento completo e presencial, seja na empresa do cliente, seja no próprio escritório contábil ou os dois.

Nesse modelo é possível conhecer pessoalmente a equipe que atenderá suas demandas, o contador responsável e até alinhar as estratégias para melhoria do desempenho do seu negócio de maneira mais eficiente e por que não dizer, até mais segura.

Embora sejam tradicionais, e muitos eles com longos anos de experiência, bons escritórios de contabilidade físicos já possuem uma infraestrutura informatizada completa para oferecer um atendimento ágil e eficiente.

O investimento mensal nesse modelo de contabilidade, que já inclui a assessoria contábil permanente para suas consultas, varia de escritório para escritório, mas está dentro da possibilidade das empresas em razão do seu porte e necessidades, portanto é acessível para todos.

Se a sua empresa é de médio ou grande porte, não abra mão de um modelo de gestão contábil tradicional, pois essas características apresentam demandas que exigem maior empenho da equipe contábil e principalmente do trabalho a 4 mãos entre cliente e escritório de contabilidade.

Para pequenas empresas, o modelo de contabilidade tradicional ainda é o mais recomendado, pois independente do porte, ela exige um acompanhamento mais próximo, requer atenção quanto às mudanças e melhorias das leis que constantemente acontecem aqui no Brasil e que beneficiam muito o setor. Uma equipe de contabilidade estratégica poderá aproveitar em favor do pequeno empreendedor.

Dica

Recomendado para todos os tipos e portes de empresas, independente do momento no qual se encontram, desde o momento de sua abertura, e principalmente para as pequenas, médias e grandes, consideramos ser a decisão mais certa.

Departamento contábil próprio

 Muitas empresas consideram fundamental ter uma equipe própria. Mas já pensou que uma equipe própria é o mesmo que funcionários próprios e que esses geram além dos custos da CLT, as questões trabalhistas em geral?

 É importante salientarmos isso, pois o importante aqui, se essa for a decisão, é ter um cuidado redobrado, pois esse profissional estará à frente de assuntos relacionados ao coração da empresa e qualquer problema poderá ocasionar grandes transtornos e custos bastante elevados.

 Um profissional de contabilidade pleno, tem um valor de investimento acima da média do valor de um escritório contábil com infraestrutura completa e equipe especializada. Além disso, um único profissional, geralmente não terá condições humanas de atender todas as frentes sozinho, necessitando de um assistente ou auxiliar para complementar e atender as demandas da empresa. Isso elevaria ainda mais o valor mensal dos serviços de contabilidade, portanto, é preciso avaliar o custo x benefício dessa operação a curto, médio e longo prazo.

Dica

É importante avaliar muito bem o grau de conhecimento de um profissional da área para saber se ele conseguirá atuar como um assessor contábil, ou se o empreendedor precisará continuar na parte do comando das operações. É uma decisão que requer bastante cuidado nos dias atuais.

Esperamos que esse artigo lhe ajude a tomar a melhor decisão.

E agora, já sabe que tipo de escritório de contabilidade combina melhor com a sua empresa?

A Itamarati Contábil oferece uma infraestrutura própria e informatizada, com uma equipe completa para atender de maneira personalizada cada particularidade de uma empresa.

Para te ajudar, ainda temos 1 hora de assessoria contábil grátis e sem compromisso para sanar qualquer dúvida que ainda tenha sobre esse ou outros assuntos.