Todo negócio exige pontos de atenção diferentes e as academias também, por isso se o seu negócio é desse segmento e você não sabe se está fazendo as coisas do jeito certo, esse artigo foi feito para você. Confira!

De acordo com dados divulgados pela Você S/A em 2019, o mercado de atividades físicas movimenta em média 2,1 bilhões de dólares do Brasil, com a maior receita da América Latina, o que mostra um cenário promissor no segmento fitness. Veja outros dados na tabela abaixo:

Esses dados têm chamado a atenção de donos de estabelecimentos da área fitness, potenciais investidores e futuros empreendedores do setor, afinal os dados aquecidos, motivam as áreas de gestão administrativa e financeira que buscam potencializar ainda mais esses resultados.

E por falar em resultados, é importante se atentar ao conjunto de ações que envolvem uma empresa de academia, como às áreas financeira, tributária e de recursos humanos, que são importantes para um bom planejamento estratégico e possibilidade de crescimento do negócio.

Como fazer uma boa gestão de academia?

O primeiro passo é identificar se a sua estrutura dispõe de mão de obra especializada ou suficiente para atender as bases principais do negócio, como a gestão administrativa e financeira, além de atendimento, controle de matrículas e mensalidades, marketing, contabilidade e outras, mas caso não possua, vale a pena mapear as deficiências e traçar um plano de negócio para ir gradativamente organizando todas essas frentes a fim de ter uma operação eficiente.

Se vai começar agora a sua academia e fazer a abertura de empresa, comece do jeito certo. Para te ajudar, fizemos um passo a passo com o que consideramos ser os pontos mais importantes:

  1. Nome da sua empresa – Faça uma pesquisa de mercado para buscar referências ou busque uma empresa especializada para ajudar na missão. Boas marcas são as que criam boa relação com seu consumidor, e isso tem muito a ver com o seu nome;
  2. Identidade Visual – Crie uma identidade visual adequada ao segmento, que tenha forte impacto de atração de público alvo. Prefira uma empresa especializada para a criação do seu logotipo e identidade visual;
  3. Faça a abertura de empresa – As academias possuem particularidades de gestão contábil e fiscal, por isso procure uma empresa especializada que lhe proporcione uma consultoria para a definição adequada do modelo de tributação, assim você evitará altos custos com impostos e garantirá um processo de gestão mais seguro;
  4. Planejamento de capital de giro necessário – Será preciso prever quanto tempo o seu capital conseguirá manter o negócio saudável até que seja possível ter a quantidade suficiente de matrículas e mensalidades para a operação e os lucros que deseja alcançar. Uma boa assessoria contábil pode lhe ajudar a chegar nos números;
  5. Marketing – Com a alta concorrência, este será um ponto importante para alcançar resultados e atrair público qualificado. Com a internet, o marketing digital é um excelente caminho para chegar nos objetivos do seu negócio;
  6. Estudo de mercado – É importante mapear a sua concorrência local e saber como eles atuam e assim traçar uma boa estratégia;
  7. Previsibilidade financeira – É importante saber quanto tempo será necessário para o retorno do investimento feito no negócio diante de todo o plano de negócios para evitar o fechamento da empresa.

É preciso enfatizar a questão da contabilidade tributária de uma academia, que vai além da geração, organização e pagamento de tributos, e seu objetivo está na verdade na manutenção da viabilidade do negócio, uma vez que, qualquer engano pode custar muito caro e assim se tornar insustentável.

Como fazer a gestão financeira de academia?

Sem dúvidas será preciso investir em um sistema de gestão, em razão da particularidade do negócio, que são geradas muitas informações diárias com acessos, matrículas, entrada e saídas financeiras, emissão de boletos, conciliações bancárias, controle de estoque, notas fiscais, controle de caixas, relatórios de inadimplências e outras.

Com todas as informações reunidas em um só lugar ficará mais fácil se organizar.

Se atente também com todos os gastos da empresa, folhas de pagamento, precificação e dívidas, assim poderá planejar o direcionamento do capital e a otimizar os processos, a fim de reduzir os custos e ampliar os lucros.

Nós possuímos alguns materiais que podem te ajudar a ter um direcionamento com algumas essas tarefas e outras. Confira:

Como funciona a gestão contábil tributária de academia?

No Brasil, o sistema tributário e fiscal é complexo para todos os negócios, e geram preocupações quanto às eventuais fiscalizações para todos os gestores, por isso manter uma organização efetiva com os dados e o cumprimento das obrigações será fundamental se deseja ter uma academia com uma operação e rentabilidade saudáveis.

Como citado acima, mesmo que não pareça, acredite, a gestão tributária influencia diretamente na quantidade de clientes e consequentemente no faturamento mensal do negócio, pois afeta a formação dos preços dos serviços oferecidos e quanto maior a carga tributária mais elevado o custo o final.

Para otimizar os custos fiscais, a escolha do regime tributário deve ser assertiva, por isso veja as opções abaixo:

SIMPLES NACIONAL

No Simples Nacional as academias vão ter impostos federais, estaduais e municipais, mas estes serão unificados e as alíquotas podem ir de 6 a 15% dependendo do faturamento e do total da folha de pagamento e funcionários.

Se os custos com a mão de obra forem inferiores a 28% do faturamento, a empresa será tributada conforme o anexo V do programa.

 

Caso ultrapasse 28%, a carga tributária diminui, iniciando em 6% conforme o anexo III.

Este regime pode ser adotado apenas para academias com o faturamento máximo de até R$ 4,8 milhões por ano.

LUCRO PRESUMIDO

Outra opção muito utilizada neste segmento de academias é o Lucro Presumido, onde o percentual é calculado através da presunção do lucro da sua atividade, nesta opção a tributação varia de 13,33% a 16,33% e os impostos sobre a folha de pagamento são maiores que do Simples Nacional.

LUCRO REAL

A tributação deste regime varia de acordo com o seu lucro líquido e não com o faturamento e é indicado para empresas de grande porte.

A escolha do regime de tributação depende de cada caso e deve ser avaliada com cuidado, por isso não arrisque e pense numa assessoria especializada para te ajudar com segurança nesta decisão.

Saiba como ter uma academia de sucesso?

Seja para quem já tem uma academia ou para aqueles que desejam iniciar, é preciso ter organização e dedicação para abrir um negócio como esse, mas quando tudo for feito com atenção, cada ação terá sido válida, afinal o caminho é mesmo promissor.

Depois de ter feito o plano de negócios como foi detalhado anteriormente e formalizar sua empresa com a ajuda de um escritório de contabilidade, basta criar seus processos e montar uma equipe competente para oferecer um bom serviço, afinal a concorrência existe e você quer ganhar maior destaque, certo?

Ter um excelente ponto comercial e uma fachada incrível não significa ter uma empresa de sucesso, mas ter um plano de negócio ajustado e serviços de apoio especializados para o crescimento da sua empresa, isto sim fará uma grande diferença.

Confira um material completo que nós preparamos com toda nossa expertise no setor com insights para uma excelente gestão financeira, fiscal, pessoal e administrativa e muitas dicas sobre documentação, prazos, regras e muito mais.

Abrir ou gerenciar uma academia, exige muitas responsabilidades, mas você pode contar com a Itamarati Contábil que oferece uma assessoria especializada e muita expertise no setor para te auxiliar em todos os processos financeiros, fiscais e pessoais.

Uma equipe completa preparada para fazer da sua academia um negócio de sucesso. Entre contato conosco para mais informações!