Quanto representa o custo com a folha de pagamento na sua empresa?

A pergunta espera sinalizar um ponto de atenção para sua gestão de pessoas, que é um fator preponderante para a saúde financeira do seu negócio onde estão envolvidas despesas operacionais e dependendo do ativo da empresa, custos de produção ou de serviços.

Se por um lado não ter colaboradores suficientes para a operação geral é ruim, por outro o descontrole nessa questão é oneroso demais e pode causar inúmeros problemas a médio e longo prazo. E além da quantidade de colaboradores, existem outros fatores para o cálculo final de uma folha de pagamento, como benefícios, atrasos e faltas, entre outros.

O mercado não dispõe de um índice padrão dessa representatividade, pois depende do segmento ou área de atuação, além do porte da empresa, mas uma informação, bastante superficial, é de que para o comércio a folha de pagamento representa uma margem que varia entre 10% e 15%, já para as empresas de serviços 20% e para a indústria, depende da modernidade, afinal mais máquinas automatizadas, dependem de menos mão-de-obra. Cada caso é um caso!

Avaliar o momento da empresa e suas reais necessidades é um trabalho que o departamento pessoal pode fazer para começar a traçar um plano de estruturação efetivo na gestão de pessoas para reduzir custos e despesas que podem ser evitados e para isso a dica é: Não espere chegar em um momento de dificuldade financeira para começar a cuidar dessa importante questão, agora se o momento já não está tão favorável, essa ação é indispensável.

Pequenos detalhes no dia a dia que acabam passando despercebido e algumas alterações na rotina dos colaboradores já podem fazer grande diferença quando se trata de diminuir os gastos e proteger o orçamento da empresa.

Confira algumas dicas, que consideramos ser as mais importantes, para te ajudar a economizar com a folha de pagamento:

1 – Jornada de trabalho – Faça uma gestão efetiva do ponto dos colaboradores, não apenas para atender as determinações da lei, mas para conseguir calcular descontos por faltas e atrasos proporcionais, tanto no rendimento, quanto nos benefícios e encargos, que podem estar sendo pagos integralmente sem ser devido.

2 – Horas Extras – Calcule o custo com as horas extras que estão sendo pagas mensalmente e analise a possibilidade de redução através da criação de processos otimizados, que possam aumentar a produtividade e reduzir a necessidade de horas adicionais. Uma alternativa é implementar um banco de horas que é um método alternativo que visa flexibilizar os horários dos funcionários e ajuda a reduzir custos com eventuais horas extras.

3 – Terceirização de mão de obra – Analise se não é interessante para sua empresa terceirizar alguns serviços, sejam aqueles de necessidades esporádicas, quanto alguns de especialidades como contabilidade, recursos humanos, marketing, informática e tecnologia, entre outros. Geralmente a terceirização gera muitos benefícios e possibilita alta economia na folha de pagamentos.

4 – Modelo de contratação – Seja mais ousado. A reforma trabalhista que traz muitos benefícios para empregados e empregadores, assim possibilita outros modelos de contratação como PJ, home office, intermitente, autônomo e outros. Além desses outros como estágio e jovem aprendiz podem ser vantajosos para conseguir reduzir custos e despesas com a folha de pagamento, dependendo do tipo de operação e ainda ter bons profissionais para atender as demandas da empresa.

5 – Obrigações Trabalhistas – Mantenha em dia o pagamento com taxas, encargos e salários para evitar o pagamento de multas, juros e possíveis ações trabalhistas que podem ocorrer em razão disso.

Aproveite e confira abaixo 7 dicas para melhorar a performance da sua empresa.

É sempre importante que os gestores mantenham a objetividade dos negócios para que consigam definir as estratégias mais eficazes para a redução de custos e despesas em geral.

Mas ainda relacionado à gestão de pessoas, proporcione um ambiente de trabalho adequado, invista em treinamentos e ações que ajudem evitar a desídia, afinal sejam esses descontroles ou até as eventuais demissões, são sempre um grande prejuízo às empresas.

E se está precisando de ajuda com a sua gestão de pessoas, conte com a Itamarati para um planejamento estratégico com foco no aumento de produtividade, melhores resultados e economia.