Empresas de sucesso: Negócios que começaram na garagem e hoje faturam milhões

Grandes empresas de sucesso que hoje faturam milhões e até bilhões de dólares todos os anos, começaram em garagens. Conhecer o caminho trilhado por elas é um combustível para você, empreendedor, que almeja ver seu negócio crescer e ser reconhecido. 

A concretização de um sonho nunca é distante para quem tem garra, uma boa ideia e coragem. Se reconhece essas qualidades em você, mesmo que esteja começando do zero, confira essas histórias e se inspire. 

Leia também Tendências para as empresas em 2022: Se prepare para fazer bons negócios

Neste artigo você lerá sobre:

  • Google
  • Amazon
  • Youtube
  • Apple

Google

Dois jovens, Larry Page e Sergey Brin, dedicaram seu doutorado ao estudo das propriedades matemáticas da internet. Eles queriam ordenar as milhares de informações disponíveis na web para facilitar a vida do usuário com base em relevância. 

De início, o site ficava nos servidores da Universidade de Stanford, onde eles faziam o doutorado, e era encontrado pela URL google.stanford.edu. O domínio google.com só foi registrado em 15 de setembro de 1997. 

A empresa começou a dar os primeiros passos após a dupla levantar alguns financiamentos e empréstimos de amigos e familiares. E foi então que, em 1998, o Google foi fundado. 

Ele teve início em uma pequena garagem localizada na propriedade de Susan Wojcicki, estudante recém-graduada. A jovem buscava alternativas para pagar seu financiamento, então alugar o espaço para dois estudantes foi a melhor maneira de fazer isso. Ela só não sonhava que anos depois seria a vice-presidente de um negócio bilionário criado no pequeno espaço.

Apesar do Google crescer com algumas rodadas de investimento, ele continuou como uma startup de garagem. A partir disso, seus donos queriam vendê-lo. Eles ofereceram o mecanismo para um famoso portal da internet, a Excite, por 1 milhão de dólares. A empresa recusou a proposta fazendo com que o preço da oferta baixasse para 750 mil dólares mas foi novamente recusado. 

Não ficaram muito tempo instalados na garagem e, em 1999, ano em que a empresa quase foi vendida,  toda a equipe de 8 funcionários se mudou para um escritório em Palo Alto, Califórnia. Os fundadores do Google nem imaginavam o quanto sua empresa iria crescer, tão pouco imaginar que seria o mecanismo de busca mais utilizado no mundo, abrigando 94% dos domínios online e tendo faturado mais de 250 bilhões de dólares só no ano de 2021.

Amazon

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, que em 1990 era o mais jovem vice-presidente de uma empresa de investimentos em Wall Street, decidiu que seus planos eram maiores. Seu desejo era dominar o varejo online, então se demitiu do cargo e se mudou para Seattle. 

A partir desse momento a vida de Jeffrey mudou. No ano de 1995, ele fundou a Amazon na pequena garagem de sua casa em Bellevue, WA. A empresa começou vendendo livros e contava com a promessa da entrega mais rápida do mundo, tendo como “escritório” uma livraria no centro da cidade. 

Em seu primeiro ano de atuação, o empresário já havia mais de 140 milhões de dólares na sua conta e um catálogo com mais de 2 milhões de livros. Atualmente, Bezos é um dos homens mais ricos do planeta e dono da maior loja varejista e e-commerce do mundo.

YouTube

Em meados dos anos 2000 era muito difícil enviar vídeos na internet. Com o intuito de suprir essa necessidade, foi criada a plataforma que revolucionou a forma de ver e enviar vídeos. A ideia surgiu da mente de dois jovens funcionários de uma empresa de tecnologia, Chad Hurley e Steve Chen. 

O YouTube foi fundado numa garagem em São Francisco, na Califórnia, no ano de 2005. Em apenas 20 meses de funcionamento, os fundadores o venderam para o Google por mais de 1 bilhão de dólares. Atualmente a plataforma conta com milhares de vídeos e um faturamento de mais de 8,6 bilhões de dólares só no ano de 2021.

Apple

Uma das histórias mais conhecidas por começar em uma simples garagem é a da Apple. Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak fundaram a Apple Computer Co. em 1976. A empresa começou na garagem do pai adotivo de Jobs em Cupertino, na Califórnia. 

Wayne, não vendo futuro na empresa mesmo após doze dias da sua abertura, abdicou do seu cargo de administrador e vendeu sua parte por pouco mais de 800 dólares. Wozniak foi quem criou o primeiro mini computador da marca e pouco tempo depois teve sua primeira encomenda, sendo 50 computadores para um comerciante local.

Cerca de 1 mês depois, a entrega foi realizada, mas somente em 1996, após um episódio de quase falência, que os dois criadores da marca começaram a fazer sucesso: naquele ano, lançaram o iMac, produto líder em vendas por longos anos.

A garagem em que a empresa se instalou nos primeiros anos de vida é visitada no Vale do Silício até hoje. Atualmente, a Apple fatura bilhões de dólares todos os anos e é uma das maiores no ramo de tecnologia.

Não tenha dúvidas de que essas empresas de sucesso enfrentaram uma longa trajetória repleta de obstáculos para chegar onde estão. O importante é dar o primeiro passo e começar a empreender, independente do lugar, e isso você já fez.

Agora é só contar com ferramentas que te ajudem a alcançar suas metas de forma objetiva. A Itamarati Contábil te ajuda a percorrer o caminho mais seguro para o sucesso. 

Fale com um de nossos especialistas e tenha a assessoria contábil ideal para seu negócio.

new-logo