Tendências para as empresas em 2022: Se prepare para fazer bons negócios

Ano novo, novidades no mercado. Quem quer se manter competitivo precisa ficar atento às tendências para 2022 e estar disposto a se adaptar.

Este é um ano onde a integração entre o físico e o virtual deve ganhar ainda mais força. As novidades que surgiram durante o período de pandemia, como as entregas em domicílio e o comércio online, por exemplo, são atividades que devem se consolidar nos próximos meses.

Além destas, outras tendências vêm para transformar o mercado neste ano. Nós falamos um pouco mais sobre elas a seguir.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Tendências para 2022
  • Como preparar a empresa para fazer bons negócios em 2022
Tendências para 2022

E-commerces e entrega em domicílio

O setor de e-commerce cresceu exponencialmente nos últimos anos e a tendência é que isso continue ocorrendo em 2022. Com a pandemia e a necessidade das pessoas se manterem em casa, essa foi uma estratégia para continuar vendendo, mas a comodidade de receber o produto em casa também passou a ser uma preferência dos consumidores..

Entretenimento em casa

Passar mais tempo em casa significa maior consumo de entretenimento e esse segmento também cresceu e deve continuar se expandindo. Planos de assinatura, serviços de streaming e games são exemplos de tendências para 2022.

Segurança de dados

Com um aumento tão significativo no consumo de informações, as áreas de tecnologia e segurança de dados são amplamente beneficiadas. Até pouco tempo atrás, poucas empresas se preocupavam realmente com a proteção de dados dos clientes, mas atualmente, isso não é mais uma opção e está, inclusive, amparada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

ESG

O Environmental, Social and Governance (ESG) é um conceito que tem sido cada vez mais valorizado pelos consumidores. Ele corresponde às práticas de gestão que priorizam as áreas Ambiental, Social e de Governança, estabelecendo boas práticas.

As empresas que desejam se manter competitivas, devem se atentar a esses fatores, pois a tendência é que os consumidores estejam cada vez mais críticos com relação a esses temas.

Como preparar a empresa para fazer bons negócios em 2022_

Diante de tantas transformações no mercado, para fazer mais e melhores negócios em 2022 são necessárias algumas atitudes de adaptação ao mercado e, especialmente, que gerem diferenciais.

A seguir, damos dicas que vão fazer a diferença para sua empresa:

  • Invista em um site ou e-commerce que seja eficiente, rápido, acessível, de uso intuitivo e atraente;
  • Amplie e melhore as condições de pagamento e fretes (se for o caso);
  • Busque reduzir o máximo possível o tempo de entrega dos produtos (se for o caso);
  • Integre os pontos físicos e digitais do seu negócio com serviços como compra pelo site e retirada na loja, por exemplo;
  • Melhore as estratégias de marketing digital e amplie a visibilidade da marca nos canais que o seu público-alvo mais utiliza, mesmo se o seu negócio for somente físico ou de serviços.
  • Analise o seu público para entender quais são os canais online mais utilizados por eles, e observe seu comportamento;
  • Foque em estratégias que melhorem a experiência de compra dos clientes;
  • Estabeleça uma linguagem que aproxime a marca do seu público-alvo e busque criar uma conexão cada vez mais próxima com ele;
  • Pense em como sua empresa pode atuar para gerar mudanças positivas nos âmbitos social, ambiental e de governança e estabeleça estratégias para promover tais mudanças.

E se você precisa de uma consultoria para te ajudar a elaborar um plano de metas para 2022, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Leia também: Itamarati Contábil – Experiência e soluções sob medida para a sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.