Em era de tecnologia, quem não busca informação fica para trás, por isso queremos compartilhar aqui a imersão que fizemos, nos últimos dias, no maior evento de contabilidade do mundo. 

Na última semana, entre os dias 04 e 06 de setembro, aconteceu em Boston, nos Estados Unidos, a Feira Accountex 2019. Esta reuniu a grande massa do setor para usufruir de 3 dias inteiros de workshops, além dos conteúdos oferecidos nas sessões em grupo e mais de 100 expositores de todas as áreas da tecnologia contábil.

De lá trouxemos grande bagagem de conhecimento, uma prática comum para nossa equipe que se mantém sempre atualizada, mas foi possível perceber que no Brasil estamos bem servidos de informações, que já nos possibilitam oferecer um serviço de qualidade.

Destacamos como ponto alto, o network e o “conjunto da obra”, que nos coloca de frente para as tendências do mercado, sem dúvida importantíssimo para a base que sustenta os nossos objetivos de oferecer um serviço de resultados.

Para as novidades, precisamos falar sobre a inteligência artificial, setor este que vem recebendo cada vez mais investimentos por todos os ramos mercadológicos. 

“Segundo previsões do IDC, os investimentos globais em inteligência artificial chegarão a US$ 77,6 bilhões em 2022”

Embora já detenhamos desta tecnologia, elas passam por constantes atualizações e cada vez mais as consultorias e escritórios de contabilidade apostam na automação e aprendizado das informações. Sistemas inteligentes, integrados com a legislação, aumentam a credibilidade na prestação dos serviços e facilitam o entendimento tanto para o usuário, quando para o cliente.

A inteligência artificial também é capaz de proporcionar um ganho de tempo para gestão estratégica possibilitando que os escritórios contábeis ofereçam um serviço diferenciado, como verdadeiros consultores de negócios. Além disto, estas prometer reduzir o número de tarefas operacionais dos contadores, que hoje representa 87% da receita mundial dos escritórios contábeis, segundo Roberto Dias, especialista em tecnologia da informação para a Rede Jornal Contábil.

É notório que os escritórios de contabilidade passaram por transformações nos últimos tempos, fato evidenciado no Brasil e no mundo através da Accountex 2019. O cenário tem feito com que as contabilidades entrem na briga por preço e operação mais enxuta, diminuindo o custo para o cliente, mas também oferecendo um tipo de serviço mais operacional e menos estratégico.

Em contrapartida, consideramos esse, um fator positivo, que está abrindo espaço para contabilidades focadas em consultoria e estratégia, como é o caso da Itamarati Contábil, que oferece uma estrutura robusta para soluções realmente diferenciadas, com foco no objetivo de crescimento do cliente.

Com tudo isso, as assessorias contábeis mais completas também estão se adequando a um modelo de precificação mais persuasivo, com a criação de pacotes e opções para atender realmente a necessidade das empresas.

É a concorrência criando novas possibilidades para empresas de todos os portes, necessidades e expectativas!

Outro fato relevante sobre a concorrência é que grandes bancos, fintechs e meios de pagamento vão se rendendo e se unindo a grandes consultorias para “unificar” informações financeiras. Com isso, ganhamos todos, pois empenhamos menos tempo e ganhamos mais produtividade.

A nossa nota 10 à Feira Accountex 2019, pela organização, conteúdo e por proporcionar a oportunidade de empresas, assim como a Itamarati, não se limitarem apenas ao dia a dia dos afazeres comuns de um escritório de contabilidade, mas estarem presente neste grande evento para obterem as informações que precisam para inovar o setor contábil.  

Itamarati Contábil, 29 anos com foco na contabilidade estratégica para o sucesso das empresas!